"Louvai a Deus com brados de júbilo, todas as terras." (Sl 66:1)

Cantor Cristão

Cantor Cristão
Nome do hinário:   Cantor Cristão
Ano de publicação:   1891
Casa publicadora:   JUERP
Total de hinos:   581

O Cantor Cristão é um dos hinários brasileiros mais antigos. Foi organizado por Salomão Luiz Ginsburg, em 1891, e sua primeira edição continha apenas 16 hinos. Desde então é o hinário oficial das Igrejas Batistas no Brasil, e um dos mais populares do país, certo que foi utilizado em muitas outras igrejas.

No ano de 1921, após algumas edições, o hinário já contava com 571 hinos, e em 1924 foi publicada pela primeira vez a versão com música (até então somente havia a versão com letras).

Em sua edição de nº 54, o Cantor Cristão ganhou a forma conhecida hoje, com 581 hinos.

Além dos hinos compostos por Salomão Luiz Ginsburg, há contribuições de vários evangelistas, sendo os que mais contribuíram, após Ginsburg (a edição atual tem mais de 100 hinos de sua autoria), os seguintes: William Edwin Entzminger (72 hinos), Henry Maxwell Wright (61 hinos), Manoel Avelino de Souza (29 hinos) e Ricardo Pitrowsky (23 hinos).

A JUERP (Junta de Educação Religiosa e Publicações da Convenção Batista Brasileira) publicou o Cantor Cristão até cerca de 1991, quando então deixou de publicá-lo, sendo que atualmente o hinário é publicado pela Editora Geográfica, tanto a versão com letras quanto a musical.

É certo que a popularidade deste hinário o coloca em posição de destaque na história do protestantismo no Brasil, sendo o principal responsável pela disseminação destes cânticos congregacionais, servindo, ainda, como base para outros diversos hinários que surgiram no país.

Downloads:

Nesta seção, é possível fazer o download deste hinário em formato PDF, nas versões natural (em Dó), Mi bemol e Si bemol, através dos links abaixo.

É possível que este hinário esteja incompleto, sendo que os links abaixo, neste caso, contemplam apenas os hinos já cadastrados neste site.


Hinos deste hinário: